terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pizzaria Santa Paciência


Existem algumas vantagens de se morar perto de uma pizzaria e como eu moro cerca de dois quarteirões de uma, posso dizer que temos uma relação bem peculiar.

Há algum tempo, essa pizzaria tinha preço razoável, atendimento diferenciado, recheio caprichado e bebidas geladas. Enfim, um lugar bacana e que dava prazer de ir de chinelo e passar um tempo ali. Era tão bacana que um grupo de amigos meus tornou o lugar como ponto de encontro oficial e chegamos a ter várias discussões político-sociais na mesa daquele lugar que se aplicadas poderiam mudar o rumo do país.

Mas como nem tudo são flores, a direção mudou, o preço subiu, o recheio diminuiu, as bebidas esquentaram e o atendimento... bem, o atendimento deve ser sido terceirizado para um tipo de extraterrestres - ou estrangeiros - que ainda não compreendem bem o idioma e não fazem uso do Audisom

Isso – todas as 17 pessoas que acompanham esse blog sabem – talvez tenha sido feito por Deus para que acontecesse justamente comigo, porque, afinal, tem coisas que só acontecem comigo.

São duas garçonetes que atendem a “nova” pizzaria e é impressionamente como as duas tem o dom de falar na mesma quantidade, mas de entender coisas completamente diferentes.

Uma delas, a quem vou chamar aleatoriamente de Miriam, é do tipo que não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo.

- Oi Miriam! Por favor, uma pizza grande, metade À Moda metade Calabresa, uma Coca Zero e 1 Suco de Laranja.

- Geli-limão?

- Pode.

- Ok.

Só que ela não anota. Imagino que ela vá para a cozinha tentando gravar:

“Pizza Grande, meia À Moda meia Calabresa, Uma Coca Zero com Geli-limão e 1 Suco de laranja. Pizza Grande, meia À Moda meia Calabresa, Uma Coca Zero com Geli-limão e 1 Suco de laranja. Pizza Grande, meia À Moda zero, Uma Coca Calabresa com Geli-limão e 1 Suco de laranja. Pizza Grande, meia À Moda meia limão, Uma Coca Calabresa com Geli-Laranja e 1 Suco Zero.”

- Zé, pedido na mesa 13. 1 Pizza Grande, meia Laranja meia Calabresa, Uma Coca à moda com Geli-Calabresa e 1 Suco de Limão zero.

- Mas não tem pizza de Laranja.

- Ah, então é meia calabresa, meio limão, 1 coca de laranja com gelo e Um suco de Moda zero.

- Não é Pizza à Moda e Calabresa não?

- Ah, deve ser.

- Ok, Faz o suco e leva a Coca pro moço.

Eu tenho certeza que o diálogo acima acontece porque só isso justifica quando ela chega com minha Coca (normal) com Geli-Laranja e uma Limonada na bandeja.

Aí sempre é a mesma coisa. Reclama, ela vai e troca, e tudo dá certo.


O problema é a outra garçonete, que vamos chamar aleatoriamente de Valesca. Essa é a do tipo que não tem limite e ela deve ser dona de um supermercado.

- OI Valesca! Por favor, uma pizza grande, metade À Moda metade Calabresa e uma Coca Zero e 1 Suco de Laranja.

- Geli-limão na Coca?

- Pode.

- Quer que capricha na azeitona ou na cebola?

- Pode.

- Ok.

Aí eu acho que ela entende assim:

“Olha, eu tenho uma doença grave e rara que me faz comer azeitona e cebola 30 vezes por dia. Se eu não tiver uma dose de azeitona e cebola de hora em hora, meu coração vai parar e eu vou explodir, jogando azeitona e cebola pelos ares. Por favor, eu sou tímido e não quero aparecer na televisão como o menino que explodiu azeitona e cebola por aí, então, por favor, me ajude e coloque muita azeitona e cebola no prato. Posso contar com sua dedicação?”

E quando o pedido chega, o copo deve vir com umas 17 pedras de Gelo e uns 30 limões fatiados, além da pizza de massa de azeitona e cebola, com recheio de azeitona e cebola, com fatias de azeitona e cebola, borda recheada de azeitona e cebola e um leve gosto de presunto, calabresa e outros ingredientes que devem ter sido refogados numa panela de azeitona e cebola.

Obviamente, sempre deixo no prato vazio ao lado a quantidade de azeitona e cebola que vem em excesso, acreditando inclusive que essa dose seria capaz de alimentar a China durante 10 anos, e me contento em comer apenas o que fica embaixo daquela arquitetura de azeitona e cebola.

E nesse final de semana que se passou, resolvi pedir por telefone.

- Oi, sua pizza chegou.

- Ótimo.

- Troco pra R$ 50,00 né?

- Isso.

- Só não trouxe sua fanta.

- Oi?

- Acabou.

- Que pena. Ainda bem que não pedi Fanta, pedi uma Coca Zero.

- Não tem Zero.

- Não tem Coca lá?

- Coca-Cola? Temos sim.

- Então, tem Coca-Cola Zero?

- Tem.

- Ótimo, é essa que eu quero.

- Já volto.

Alguns minutos depois.

- Aqui senhor, seu Guaraná Zero.

- Oi?

- A Miriam disse que você pediu Guaraná Zero.

- Não, pedi Coca Zero. Falei com você até.

- Ah, perdão, já volto.

E mais alguns minutos.

- Aqui, sua Coca.

- Essa é "normal", mas tudo bem, fazer o que.

- A Valesca que mandou. Era com bastante cebola e azeitona né?

Pior que dizem que ela já está a venda de novo. Se for verdade, vou pedir pro dono mudar o nome para Pizzaria Santa Paciência.


Guilherme Cunha. Ex-advogado. Futuro escritor. É apenas mais um trabaiadô,doutô. Mais um nerd gordo que acha que é blogueiro. Apreciador de boa cerveja, boa música, boa conversa e de paciência Spider. Melhor jogador de War com as peças verdes. Siga-o no twitter: @guijermoacunha 


Um comentário: