terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ask #1

É, eu sei que eu to sumido e que esse espaço aqui está jogado às traças.

Na verdade, eu tirei férias e viajei pra Colômbia. Depois voltei, trabalhei e, por incrível que pareça, nada deu errado.

Aliás, pelo contrário: Muita coisa deu certo! J Inclusive tenho novidades que direi aqui em breve.

E hoje, quando estava me deslocando para o trabalho, me recordei de um espaço que eu utilizava e que atende pelo nome de ASKFM.

Para quem não sabe, trata-se de um espaço em que as pessoas fazem perguntas a esmo e quem quiser pode responder. Ou você pode fazer perguntas para alguém específico.

E eu, com algum tempo disponível, respondia as perguntas que me eram feitas ou alguma pergunta geral que aparecia na minha seção de perguntas.

Por isso, para tirar o pó desse espaço, resolvi compartilhar com vocês algumas perguntas que eu respondi lá, há 11 meses atrás (Se for do desejo de vocês, podem perguntar lá também)  


Você prefere livros ou filmes?
Eu acho que eu prefiro livros, até mesmo porque eu tenho um blog e gosto de escrever as bobagens que vem a minha cabeça. Mas também sei que dá preguiça, às vezes, pegar um livro de trocentas páginas para ler - às vezes porque você vê que o livro está na lista dos 10 livros mais vendidos na Revista Veja e quer poder falar sobre ele numa mesa de bar - quando estamos sem tempo e temos que nos dedicar também ao Twitter, Facebook, ask.fm, Instagram, o Félix engraçadíssimo na novela e as cervejas com amigos de colégio, faculdade, serviço, namorada ou a própria família.
Outra dúvida que eu acho que bate é porque sabemos que se o livro for bom possivelmente ele vai virar filme, o que já facilita as coisas pra quem tem preguiça como eu. Se for um livro estrangeiro, torça para fazer sucesso porque provavelmente ele vai virar filme de Hollywood. (só torça para não colocarem o Nicolas Cage ou o Ryan Reynolds para fazer o personagem principal). Se for um livro nacional, torça para que o Fábio Porchat ou o Selton Melo tenham acesso a este livro porque se um dos dois lerem, a chance de virar filme crescem 150% e aí é só esperar dois anos que você vê o filme na Globo.
No mais, acho que essa dúvida bate na cabeça de todo mundo. eu fico com os livros

Qual foi seu maior sucesso?
Sucesso mesmo, com S maiúsculo, daqueles que você vai contar pros filhos e pros netos, acho que foi uma menina da faculdade que era disputada por todo mundo mas acabou ficando comigo. Não sei se foi por pena, porque ela tinha miopia alta e estava sem lentes de contato ou porque estava pagando alguma promessa mirabolante. Só sei que ela me beijou e tem uma foto dela comigo que estará do lado da minha definição de posteridade.
Mas sucesso na concepção de que as pessoas te reconheçam na rua, acho que foi quando dei um entrevista meio bebado e chorando depois que o time para qual eu torço subiu da Segunda Divisão e a turma da faculdade não perdoou. Saiu na capa do GloboEsporte.com na época e foi bem comentada no bairro onde moro e na faculdade onde estudava.
Sucesso no sentido de arrancar lágrimas de emoção da mãe e aquele pigarro de quem está com voz embargada do pai, acho que foi quando eles me viram namorando pela primeira vez com uma menina que não tinha nenhum tipo de deformidade ou quando eles me viram formando. Saber que o filho consegue namorar alguém normal e que conseguiu formar na faculdade dá um orgulho danado né. Ah, e teve uma vez que tive um artigo publicado, com noite de autógrafo e tudo, que eu acho que minha mãe achou que em três anos eu moraria em New York, de frente pro Central Park, como se fosse num seriado de Friends. Meu pai não gostou tanto desse dia porque não consegui a liberação do estacionamento e ele teve que pagar quase 40 reais por 4 horas, mas no fundo, ele também achou que eu faria sucesso na vida.
E por fim, aquele sucesso que você faz a dancinha da vitória escondido no quarto e morreria de vergonha de alguém descobrisse, acho que seria quando eu vi que um texto que eu escrevi no meu blog teve mais de 20 acessos e gerou dois elogios nos comentários. Nesse dia achei que em questão de tempo estaria indicado na academia brasileira de letras, mas foi só o texto seguinte dar 10 acessos que eu eu retornei a minha insignificância.
Sucesso pra vc.

Como deixar uma garota feliz?
Olha, eu acho que é mais fácil você saber como ficar rico em 8 dias do que ter uma resposta certa pra essa pergunta aí.
Tudo bem que meu sucesso com as mulheres equivale ao sucesso do Chandler do Friends, que em 10 temporadas beijou 4 mulheres. Proporcionalmente falando, acho que em 30 anos de vida, devo ter beijado umas 10 mulheres apenas. Por isso, se você estiver procurando uma pessoa para dar palestras e com respostas com 100% de sucesso, com certeza esse cara não sou eu.
Por outro lado, acho que não deve ter muito mistério não. Em 100% dos filmes de amor que eu vi nessa vida, a resposta para essa pergunta é: Faça ela se sentir especial e seja você mesmo.
Eu fico meio constrangido de dar essa resposta pq eu sou meio gordo, nem alto nem baixo, com cabelos brancos aos 30 anos de idade e trabalho na prefeitura da cidade onde moro, portanto, se eu for eu mesmo o tempo todo a minha chance de fazer uma garota feliz é a mesma do Sílvio Santos aparecer pelado gritando Quem quer dinheiro no meio do Big Brother Brasil. Mas você tem que fazer a garota se sentir especial. Não minta pra ela. Claro que você sempre vai dizer que ela está linda quando ela perguntar se está gorda. Não é sobre isso que eu tô falando. O cabelo sempre vai estar lindo e ela sempre está perfeita, mesmo que pareça com a Elza Soares gripada e com depressão há 3 dias sem dormir e tomar banho.
Mas você tem que ser sincero. Se você está feliz e gosta dela, é só ficar ao lado dela quando ela precisar, oferecer o ombro pra quando ela chorar e tentar fazê-la sorrir quando estiver triste. Leve uma rosa de vez em quando, pague uma conta de vez em quando também e aceite assistir aqueles filmes que aumentam a glicose da gente de tanto água com açúcar quando ela pedir, mesmo que na sala ao lado passe Comando para Matar 4 ou Homem Aranha (qualquer um, sou fã). Para deixar a garota feliz é só seguir a música do Roberto Carlos "Esse cara sou Eu" sem aquelas demonstrações de cara psicótico que pega pelo braço e liga pra ela de madrugada só pra dizer te amo. 
Ah, outra coisa é não cair nessa baboseira de falar que garotas gostam de dinheiro. Todos nós gostamos. Mas a garota pra ser feliz só precisa se sentir especial e bonita. Ou de uma trilogia do Crepúsculo.


Qual a coisa mais importante que você aprendeu na vida?
Atualmente, a desconectar das redes sociais quando saio do computador do serviço e não emprestar o celular para pessoas que fiquem, no máximo, 10 metros longe de mim, pois as consequências são catastróficas.
Agora, pensando na vida, assim, de forma geral, igual o Daniel canta na abertura da novela das 21h - VIDA, VIDA, VIDAAAAA - acho que a coisa mais importante que aprendi foi a não levar nada tão sério na vida.
Tudo bem que sou uma pessoa de 30 anos de idade que pode estar tentando dar lição de moral nas pessoas, em pé, com camisa social e um suéter xadrez por cima, enquanto ajeito os óculos sobre o nariz e aponta o dedo indicador direito - sou destro - para a sua cara e dizendo: "vida, deixa eu te falar algo sobre o que aprendi na vida". Mas não é essa a mensagem que quero passar.
Quero dizer que todos tem problemas. TODOS. Nunca há um momento de felicidade plena - Só quando você pede a conta do restaurante e o sogro diz que já está pago - em que você está 100% por cento feliz. Em um momento da vida, seu chefe vai te chamar a atenção, sua mãe vai dizer que você está gordo, seu pai vai falar que tá na hora de criar vergonha na cara e você vai ver que sua conta bancária está mais vermelha do que mineiro em praia. Mas todos passamos por problemas...
Um dia desse li num livro que você sabe que está bem quando você sabe que tem um problema e sabe que tem que enfrentá-lo. Claro que não estamos falando aqui num problema tipo cair na jaula de um leão pois vc saber que tem que enfrentá-lo não é necessariamente estar bem... Mas acho que a mensagem é que problemas acontecem com todos e temos que saber passar por isso... 
Nesses míseros 30 anos de vida, tento a levar a vida na esportiva, tentando achar um lado engraçado de tudo que acontece comigo, mesmo em dias como em que eu estava indo pra um entrevista de emprego de salário de 5 mil reais e no quarteirão do prédio um onibus passou numa poça d'agua e me deixou completamente molhado. É saber chegar rindo pra entrevista e contar esse caso pro entrevistador...

Quando você deixará de ser jovem?
Se você assiste Chaves, sabe que se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda, amanhã velho será, velho será, velho será...
Mas não sei exatamente. Se essa pergunta for pra ser respondida com base na minha humilde pessoa, deixei de ser jovem em 1999 quando bebi 14 caipirinhas numa festa e tive que limpar o vômito no dia seguinte, porque minha mãe disse que se eu era homem pra beber, deveria ser homem pra limpar. Acho que nesse dia eu virei um adulto pq sai na rua de ressaca e comprei material de limpeza com meu dinheiro e tive que fazer a limpeza sozinho. Me deu aquela sensação de dever cumprido, sabe...
Bom, mas eu acho que ninguém nunca deixa de ser jovem se não deixa se abater pelas coisas que a vida traz pra gente. Você vai ver pessoas de 60 anos que fazem tatuagem, vão para baladas, viajam de bate e volta pros lugares e que acham que tem 20 e poucos anos. Como não dizer que essa pessoa tem espirito jovem? Por outro lado, você vai ver pessoas de 30 anos que não saem para baladas, gostam de ficar em casa e ver novelas, tem preguiça de levar o prato para a pia depois do almoço, respondem "Bacana", "Xuxu beleza", só escutam música dos anos 60 e 70 e que são capazes de dizer o preço do sabão em pó, do Pinho Sol, do Papel Higiênico e do biscoito Maizena em cinco supermercados diferentes, mas não é capaz de dizer onde fica a boate mais próxima ou quem é Annita. Vai dizer que essa pessoa não é velha? (Cuidado com a resposta, falei sobre minha vida pessoal nas últimas 5 linhas).
Acho que afirmar quando deixará de ser jovem é tão possível quanto dizer qual a real idade do Sílvio Santos. Só depois que morrer - e um teste com Carbono 14 - é que vai poder falar quando aquela pessoa deixou de ser jovem.

Se você pudesse voltar no tempo para falar com você mesmo, o que diria?
Me fiz essa pergunta alguns dias atrás, sabia? até falei sobre no twitter... Bom, eu acho que falaria um monte de coisas... Por exemplo, se voltasse a minha infância, acho que diria pra mim mesmo que eu devia aproveitar cada minuto na escola, nos campos de pelada em que jogava de lateral esquerdo mesmo sendo destro e falaria que eu estava certo quando achar o Seya do Cavaleiros do Zodíaco um bosta e que sim, eu iria ver meu time ser campeão antes de eu morrer.
Se voltasse na minha adolescência, diria que realmente eu não ia usar o que aprendi em física, quimica, biologia, como calcular áreas em figuras geométricas ou logaritmos na minha vida. Diria que sim, aquela menina realmente queria me beijar e eu fui só um frouxo que não tive coragem de beijá-la naquela festa. Além disso diria que aquelas amizades que achei que me acompanhariam para sempre não durariam mais três anos sequer. E que eu podia acreditar que aquele Godzilla não foi o pior filme que vi na vida. Taí Crepúsculo que não me deixa mentir... Acho que diria também que não tinha problema em ler Harry Potter, Senhor dos Anéis e aqueles livros que as meninas riam da minha cara porque os óculos insistiam em escorregar pela ponta do nariz e toda hora tinha que desviar de espinhas espalhadas pelo meu rosto para ajustar os óculos e que isso ia me ajudar muito na vida. (Menos pra pegar mulher... apesar que eu já sabia disso na época).
Se eu voltasse para o começo da minha juventude, diria pra mim que o fato de eu tirar carteira não faria eu pegar mais mulher na vida, só faria eu levar minha avó ao supermercado mais vezes e levar e buscar meus irmãos mais novos em festas enquanto meus pais dormiam. Ou transavam, sei lá. Diria que eu comprar um carro também não faria pegar mais mulher na vida, só iria aumentar meus gastos com impostos, manutenção e dinheiro para flanelinhas.. Aliás, diria que nada na vida não me faria pegar mais mulher... Para alcançar isso era só acreditar mais em mim e ter mais coragem.. Mas acho que só irei praticar isso quando tiver uns 40 anos...
Diria que sim, Beatles continua sendo a melhor banda que já apareceu nesse planeta, que ninguém é melhor que o Romário dentro da área, que eu ainda iria rir de Friends, Chaves e que realmente comer muito engorda. Enfim, diria muito coisa. Mas acho que não faria diferença para pessoa que sou hoje.



Guilherme Cunha. Ex-advogado. Futuro escritor. É apenas mais um trabaiadô,doutô. Mais um nerd gordo que acha que é blogueiro. Apreciador de boa cerveja, boa música, boa conversa e de paciência Spider. Melhor jogador de War com as peças verdes. Siga-o no twitter: @guijermoacunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário